Noções Básicas
Amplitudes Luminotécnicas
O sol é um recurso natural fundamental. As estações do ano e a orientação solar da fachada alteram a incidência da radiação solar nos edifícios.
O Sol, que nos fornece a luz natural, envia para a terra uma energia quase constante de 4,2 mil milhões de quilowatts-hora diários. São quatro as razões pelas quais os raios solares que chegam à superfície não são constantes ou iguais em todos os pontos do planeta.
- A Terra gira sobre o seu próprio eixo demorando 24 horas a completar a volta.
- O eixo da Terra tem uma inclinação de 23,45 graus em relação ao plano orbital, pelo que no decurso da rotação em volta do sol (um ano) a irradiação solar varia num ângulo de 46,9 graus.
- As modificações meteorológicas em forma de nuvens fazem com que uma parte da energia solar se dissipe no espaço.
- Dependendo do grau de latitude, assim variam os ângulos dos raios solares que chegam à superfície da terra. Quanto mais afastados do equador, mais agudos serão estes ângulos e consequentemente menos calor se produzirá por unidade de superfície definida.
Portanto, altura do Sol depende da hora do dia e da estação do ano na trajetória da Terra. Como resultado, nos meses de inverno e primavera, o sol deverá considerar-se mais agressivo do ponto de vista da proteção contra a reflexão solar devido ao ângulo de incidência ser mais agudo.
Tipos de Radiação Solar
Os raios solares dividem-se em diferentes tipos de radiação solar:
- Radiação UVC (Gama de raios 200-280 nm) - Radiação de alta energia e onda curta, retida pela camada de ozono.
- Radiação UVB (Gama de raios 280-315 nm) - Fração de raios prejudiciais para a pele.
- Radiação UVA (Gama de raios 315-380 nm) - Em parte responsáveis por queimaduras solares e pelo envelhecimento da pele.
- Luz Visível (Gama de raios 380-780 nm) - Conjunto de raios que o olho humano é capaz de captar.
- Radiação Infravermelha (Gama de raios 780-2500 nm) – Radiação térmica.
☰ Todas as Soluções